José Carlos do Patrocínio

José Carlos do Patrocínio

A história da Inglaterra é pontilhada por eventos e momentos cruciais que moldaram não apenas o destino da nação, mas também os princípios fundamentais de governança e liberdade. Um desses episódios notáveis ocorreu durante o reinado de Carlos I da Inglaterra, quando o rei tentou impor um imposto controverso conhecido como “Ship Money” em todo o país, desencadeando uma resistência tenaz do povo, liderada por figuras proeminentes, com destaque para John Hampden, o principal parlamentar contrário à este abuso.

O Ship Money era originalmente um imposto que os reis da Inglaterra podiam impor durante tempos de guerra, apenas em cidades costeiras, para financiar a construção e manutenção da Marinha Real. No entanto, a controvérsia surgiu quando Carlos I decidiu estender a aplicação do Ship Money para além das situações de guerra, e também para todas as cidades além da costa, transformando-o em uma fonte de receita recorrente para o estado. 

John Hampden era um membro do Parlamento e proprietário de terras em Buckinghamshire. Quando Carlos I impôs o imposto sobre a região, Hampden recusou-se a pagar a quantia de 20 xelins exigida, alegando que o imposto era ilegal, seu argumento era de que a imposição feria o artigo 12 da Magna Charta Libertatum de 1215 que diz: “No taxation without representation”. Ou seja, não poderia haver taxação sem o consentimento do parlamento. 

Por não pagar o imposto John Hampden em 1637 foi condenado e preso. Embora tenha perdido o caso, a resistência corajosa de Hampden o transformou em um herói popular e foi o estopim para que nos anos seguintes o exército do parlamento declarasse guerra ao rei absolutista Carlos I.

Até hoje John Hampden é lembrado como um mártir da luta pelos direitos individuais e homenageado em diversos locais espalhados pelos Estados Unidos e Reino Unido. Uma das homenagens mais notórias é uma estátua em sua cidade natal Aylesbury, em Buckinghamshire.

Share this post

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *