Clube Frei Caneca https://clubefreicaneca.org Tue, 09 Apr 2024 13:46:34 +0000 en-US hourly 1 https://wordpress.org/?v=6.4.5 https://clubefreicaneca.org/wp-content/uploads/2023/09/6-1-85x85.png Clube Frei Caneca https://clubefreicaneca.org 32 32 O lugar da virtude não é a vitrine https://clubefreicaneca.org/index.php/2024/04/04/o-lugar-da-virtude-nao-e-a-vitrine/ https://clubefreicaneca.org/index.php/2024/04/04/o-lugar-da-virtude-nao-e-a-vitrine/#respond Thu, 04 Apr 2024 12:47:43 +0000 https://clubefreicaneca.org/?p=13181

“Só sei que nada sei, e o fato de saber isso, me coloca em vantagem sobre aqueles que acham que sabem alguma coisa.”  – Sócrates

Nesta frase Sócrates chama a atenção para duas posturas que o ser humano tem de ter para saber, e para o saber: a humildade e a consciência da própria ignorância.

Sem dúvidas Sócrates teve essas duas posturas em vida. Consultaram o oráculo de Delfos, que disse ser Sócrates o mais sábio entre os sábios.  Incrédulo ele sai questionando cada sábio e filósofo por várias cidades para compreender se havia algum assunto o qual ele era um ignorante.

O que ele reconhece depois disso? Que sabia mais que todos, verdade, mas não sabia de tudo.

Porém o grande ato de Sócrates foi o último e o mais humilde. O grandioso filósofo toma o venenoso chá de cicuta, ainda que pudesse com sua excelente retórica provar que não havia corrompido as jovens mentes de seus alunos.

Ele não nega este fato (nem o aceita); em vez disso num diálogo magnânimo demonstra da forma mais virtuosa e profundamente constrangedora (para seus julgadores) que sua condenação era por princípio injusta.

Qual o impacto disto? Bom; 2000 anos depois ainda retornamos a seus ensinamentos..

A educação e a situação brasileira são medíocres. Infelizmente é um fato. Mas entre os que percebem este fato e dizem desejar mudar, há uma postura ainda pior: mediocridade intelectual.

Ninguém quer estudar, e com muita facilidade condena, distorce e excomunga a opinião alheia. E digo alheia mesmo, nem necessariamente discordante. Se a opinião do outro não for exatamente igual ao medíocre intelectual, ela já está errada.

Como acadêmica e culturalmente a produção brasileira (mundial também) é enviesada à esquerda, o que queremos chamar atenção aqui é à irracionalidade da troca de farpas, da falta de estudo e do despreparo na “direita” brasileira.

Entre argumentos rasos, há uma disputa de egos entre ditos liberais e conservadores. 

Resumidamente:

O conservadorismo tem como característica a gratidão ao passado. Entende que o mundo em que vivemos existe devido a valores, costumes, e consequentemente uma cultura que construiu o mundo que vivemos.

Já o liberalismo  tem como característica básica a reverência ao indivíduo. Nada existente no mundo foge a ideia, mente, concepção e construção de um único indivíduo. E mesmo o que se constrói coletivamente, precisa de um primeiro passo individual.

Percebe que as ideias aqui não são concorrentes? São na verdade paralelas.  E o debate entre essas visões de mundo construiu muitas coisas boas.

Duvida? Vamos a história:

A origem dos 2 primeiros partidos denominados liberal e conservador foi uma revolução.

A Revolução Gloriosa da Inglaterra em 1688.

Em ciência política, Revolução é uma mudança abrupta e duradoura no poder político ou na organização estrutural de uma determinada sociedade, normalmente devido à percepção de incompetência política do grupo dominante, ineficiência da burocracia estatal vigente ou uma circunstância de opressão social e econômica.

Ou seja, o termo revolução em si não é pejorativo nem meliorativo.

E na política não há coincidências. Há consequências.

As revoluções liberais que ocorreram do final do século 17 ao final do século 18 tiveram uma motivação inicial comum: insatisfação popular com o absolutismo, a versão tirânica da monarquia.

As transformações foram graduais, com alguns momentos mais sangrentos no caminho, mas ainda sim muito menos violenta que a revoução francesa (1789) por exemplo.

O dois maiores países da América, Estados Unidos e Brasil, tiveram dois de seus pais fundadores, respectivamente Benjamim Franklin e José Bonifácio, presentes pouco antes e pouco depois da Revolução Francesa de 1789. 

Por terem como mal exemplo, a disrupção sangrenta e o democratismo discutido e surgido por lá, ambos lutaram para que tanto os EUA quanto o Brasil seguissem rumos diferentes.

Para onde então eles se voltaram como referência? Inglaterra.

O liberal Party dos Whigs e o Conservative Party dos Tory, surgem em 1834 na Inglaterra. (Como curiosidade o partido liberal (luzias) e o partido conservador (saquaremas) surgem a partir de 1836 no Brasil.)

Entre a defesa forte da monarquia pelos Tories e a defesa forte por uma república pelos Whigs, com uma sucessão, e troca de filiação entre os mais aguerridos dentro dos partidos, após eventos e decisões importantes como a revolução industrial a partir de 1820 e a Lei do Cereais em 1845, sobrevive na Inglaterra o melhor até então do modelo republicano e monárquico:

Nasce o parlamentarismo.

Neste modelo, o executivo passa ser um cargo representativo e mais técnico executado pelo 1º ministro, enquanto o Rei ou Rainha e sua família, permanecem como referência de imagem, conduta, valores, e moral que se adapta gradualmente ao melhor que vem da volátil modernidade.

A formação do estado moderno, com democracia representativa, estado de direito e a economia de livre mercado, são eventos comuns tanto aos autores dos cânones liberais quanto conservadores, com influências as vezes maior de um espectro do que do outro, sobretudo no que rege a defesa da Vida, da Liberdade e da Propriedade.

Perceberam como as visões de mundo se conversam e geram uma estabilidade, ainda que temporária?

O resumo histórico anterior é muito pequeno.

Neste interim o que percebemos é que há um aspecto moralista, quase xiita entre os ditos conservadores, e há um aspecto libertino, reducionista e/ou economicista entre os ditos liberais.

Lembram de Sócrates no início desse texto? Ele jamais foi conhecido por ter um espírito combativo, rebelde e inconsequente. Pelo contrário, ele é eternamente admirado pelos frutos de uma tradição filosófica baseada na pergunta, teste, e adequação/ comprovação com a realidade.

Como um galho de arroz, quanto mais carregado de conhecimento, mais ele reverenciava o mundo.

Como imaginamos o papel social da produção, das personsalidades e dos políticos à direita após essa reflexão?

Em 3 parâmetros básicos:

01 – Lugar da Virtude não é vitrine. O papel social dos liberais e conservadores deve ir além dos seus interesses particulares. Só cabe a nós a garantia da pluralidade de ideias. Há de se ter união. Um senso geracional.

02 – Deve se superar a aparente dictomia entre ideias e ação. REALPOLITIK.

Cumpre aos liberais e conservadores ter conhecimento e habilidade para a aproveitar as janelas de oportunidade sem abrir mão dos valores intrísecos.

03 – É urgente a formação política e intelectual contínua. Não há mais espaço e nunca houve tempo para o sentimento anti-acadêmico.

“Cautela, união, valor constante. Andar assim é bom andar!”

Por Redação Instituto Frei Caneca

]]>
https://clubefreicaneca.org/index.php/2024/04/04/o-lugar-da-virtude-nao-e-a-vitrine/feed/ 0
O ‘proclamador civíl’ da República https://clubefreicaneca.org/index.php/2024/02/19/jose-carlos-do-patrocinio-2/ https://clubefreicaneca.org/index.php/2024/02/19/jose-carlos-do-patrocinio-2/#respond Mon, 19 Feb 2024 15:26:39 +0000 https://clubefreicaneca.org/?p=13150 José do patrocínio: ilusão e desilusão

No importante dia de 13 de maio de 1888, emocionado, beija os pés da princesa isabel, a qual declara “ a redentora”. posteriormente jura defendê-la , criando a guarda negra, uma cúpula civil composta por capoeiristas combatentes.

Mas em 1889 foi um dos entusiastas do primeiro golpe militar do brasil:

a proclamação da república de 15 de novembro de 1889.

Um homem de seu tempo, achava que o modelo repúblicano, a exemplo dos eua, daria as melhores condições de vida aos negros, prosseguindo os frutos da causa de sua vida: a  abolição.

Sobre o dia de 15/11/1889 patrocínio depõe

“cerca de três horas da tarde, começou , porém a circular um boato de que a república não estava proclamada, visto como não havia precedido acordo para este fim e grande parte das forças havia capitulado por mera solidariedade militar.”

Conciliador dá sua sugestão:

“Acho mais regular – observei eu – convidar o povo  a  acompanhar-nos à câmara municipal, para aí proclamar, solenemente, pacificamente, mas decisivamente,  a  república”.

Patrocínio quem segura a bandeira, imitação da americana, com 20 estrelas.

“Partimos da redação da cidade do rio (jornal do estado) e,  acompanhados pelo povo, invadimos a   câmara municipal, onde proclamei a república  e fiz hastear a  bandeira, que simbolizava o faustoso acontecimento.”

Com isso, josé do patrocínio arrogaria , para  si, em artigo, o título de:

‘Proclamador civíl da república’

Infelizmente, o caráter ditatorial da república se fez presente logo no início e a câmara dos deputados e vereadores foi dissolvida pouco tempo após a proclamação. desiludido,  no dia 30 de novembro, pouco antes da  dissolução, patrocínio, em ofício, declara:

“Recebi o mandato municipal de um eleitorado hoje suprimido e que já não exprime, nem por ficção, a vontade nacional… pensando assim, restituo ao município o cargo de vereador.”

José do Patrocínio mantém seu espírito combativo dos tempos de abolição e contra os desmandos autoritários de floriano peixoto, combate as ações deste e de outrora seu amigo, rui barbosa, por fazer companhia a floriano no poder. Combate  Prudente de Morais, Campos Sales, e o conselheiro Domingos de Andrade Figueira, que fôra seu mais intransigente inimigo da abolição.

Seus desmandos contra a ditadura republicana lhe deixaram pobre.

Perdeu seu jornal  cidade do rio,  vende sua casa e muda para inhaúma, próximo do bairro de santa cruz, onde desejava findar seu projeto: o aerostáto (dirigível) de santa cruz.

Por anos, gastou boa parte de suas economias neste projeto de navegação aérea. seu objetivo era construir um dirigível de 45 metros de comprimento, o aeróstato santa cruz, que jamais saiu do chão.  Apenas seu hangar.

Endividado e vivendo de pequenas colaborações como articulista de dois jornais cariocas, em uma casa simples  no subúrbio do rio, morreu em 1905, aos 51 anos, em decorrência de uma hemoptise, sintoma da tuberculose.

]]>
https://clubefreicaneca.org/index.php/2024/02/19/jose-carlos-do-patrocinio-2/feed/ 0
o  grande orador da Confederação Abolicionista: https://clubefreicaneca.org/index.php/2024/02/06/o-grande-orador-da-confederacao-abolicionista/ https://clubefreicaneca.org/index.php/2024/02/06/o-grande-orador-da-confederacao-abolicionista/#respond Wed, 07 Feb 2024 00:27:17 +0000 https://clubefreicaneca.org/?p=12588 Compartilhe nas redes sociais:    

...

A história da Inglaterra é pontilhada por eventos e momentos cruciais que moldaram não apenas o destino da nação, mas também os princípios fundamentais de governança e liberdade. Um desses episódios notáveis ocorreu durante o reinado de Carlos I da Inglaterra, quando o rei tentou impor um imposto controverso conhecido como “Ship Money” em todo o país, desencadeando uma resistência tenaz do povo, liderada por figuras proeminentes, com destaque para John Hampden, o principal parlamentar contrário à este abuso.

O Ship Money era originalmente um imposto que os reis da Inglaterra podiam impor durante tempos de guerra, apenas em cidades costeiras, para financiar a construção e manutenção da Marinha Real. No entanto, a controvérsia surgiu quando Carlos I decidiu estender a aplicação do Ship Money para além das situações de guerra, e também para todas as cidades além da costa, transformando-o em uma fonte de receita recorrente para o estado. 

John Hampden era um membro do Parlamento e proprietário de terras em Buckinghamshire. Quando Carlos I impôs o imposto sobre a região, Hampden recusou-se a pagar a quantia de 20 xelins exigida, alegando que o imposto era ilegal, seu argumento era de que a imposição feria o artigo 12 da Magna Charta Libertatum de 1215 que diz: “No taxation without representation”. Ou seja, não poderia haver taxação sem o consentimento do parlamento. 

Por não pagar o imposto John Hampden em 1637 foi condenado e preso. Embora tenha perdido o caso, a resistência corajosa de Hampden o transformou em um herói popular e foi o estopim para que nos anos seguintes o exército do parlamento declarasse guerra ao rei absolutista Carlos I.

Até hoje John Hampden é lembrado como um mártir da luta pelos direitos individuais e homenageado em diversos locais espalhados pelos Estados Unidos e Reino Unido. Uma das homenagens mais notórias é uma estátua em sua cidade natal Aylesbury, em Buckinghamshire.

]]>
https://clubefreicaneca.org/index.php/2024/02/06/o-grande-orador-da-confederacao-abolicionista/feed/ 0
José Carlos do Patrocínio https://clubefreicaneca.org/index.php/2024/02/06/jose-carlos-do-patrocinio/ https://clubefreicaneca.org/index.php/2024/02/06/jose-carlos-do-patrocinio/#respond Wed, 07 Feb 2024 00:20:23 +0000 https://clubefreicaneca.org/?p=12597

A história da Inglaterra é pontilhada por eventos e momentos cruciais que moldaram não apenas o destino da nação, mas também os princípios fundamentais de governança e liberdade. Um desses episódios notáveis ocorreu durante o reinado de Carlos I da Inglaterra, quando o rei tentou impor um imposto controverso conhecido como “Ship Money” em todo o país, desencadeando uma resistência tenaz do povo, liderada por figuras proeminentes, com destaque para John Hampden, o principal parlamentar contrário à este abuso.

O Ship Money era originalmente um imposto que os reis da Inglaterra podiam impor durante tempos de guerra, apenas em cidades costeiras, para financiar a construção e manutenção da Marinha Real. No entanto, a controvérsia surgiu quando Carlos I decidiu estender a aplicação do Ship Money para além das situações de guerra, e também para todas as cidades além da costa, transformando-o em uma fonte de receita recorrente para o estado. 

John Hampden era um membro do Parlamento e proprietário de terras em Buckinghamshire. Quando Carlos I impôs o imposto sobre a região, Hampden recusou-se a pagar a quantia de 20 xelins exigida, alegando que o imposto era ilegal, seu argumento era de que a imposição feria o artigo 12 da Magna Charta Libertatum de 1215 que diz: “No taxation without representation”. Ou seja, não poderia haver taxação sem o consentimento do parlamento. 

Por não pagar o imposto John Hampden em 1637 foi condenado e preso. Embora tenha perdido o caso, a resistência corajosa de Hampden o transformou em um herói popular e foi o estopim para que nos anos seguintes o exército do parlamento declarasse guerra ao rei absolutista Carlos I.

Até hoje John Hampden é lembrado como um mártir da luta pelos direitos individuais e homenageado em diversos locais espalhados pelos Estados Unidos e Reino Unido. Uma das homenagens mais notórias é uma estátua em sua cidade natal Aylesbury, em Buckinghamshire.

]]>
https://clubefreicaneca.org/index.php/2024/02/06/jose-carlos-do-patrocinio/feed/ 0
Sua autobriografia: Memórias de um negro https://clubefreicaneca.org/index.php/2024/02/06/sua-autobriografia-memorias-de-um-negro/ https://clubefreicaneca.org/index.php/2024/02/06/sua-autobriografia-memorias-de-um-negro/#respond Tue, 06 Feb 2024 11:53:42 +0000 https://clubefreicaneca.org/?p=12562
  • Sua autobriografia: Memórias de um negro americano, traduzida por Graciliano Ramos, é uma leitura indispensável de tão civilizadora.

    Texto por @gabriel.xavier.mesquita
    Redação por @jpinheiroc e @santos.rayanne_

    #oestrangeirocivilizador #bookertwashington #conservadorismonegro #voafrei11 semVer tradução
  • Foto do perfil de felipeprestes96felipeprestes96Uma história mto forte, mas com marcas negativas irreversíveis. A determinação dele em abrir mão da igualdade de direitos políticos foi um erro crasso. Ele tentar puxar para si a herança militante do Frederick Douglass tbm foi um erro grande dmsResponderVer tradução
  • Ver respostas (3)
  • gabriel.xavier.mesquitaSua autobiografia foi o livro mais impactante que li em 2023. Foi um gigante!
  • ]]>
    https://clubefreicaneca.org/index.php/2024/02/06/sua-autobriografia-memorias-de-um-negro/feed/ 0
    13 DE MAIO DE 1888 POR QUEM ESTAVA LÁ https://clubefreicaneca.org/index.php/2018/06/13/13-de-maio-de-1888-por-quem-estava-la/ https://clubefreicaneca.org/index.php/2018/06/13/13-de-maio-de-1888-por-quem-estava-la/#comments Wed, 13 Jun 2018 12:20:29 +0000 http://sw-themes.com/porto_dummy/?p=19 No domingo de “grande sol”, de 13 de maio de 1888, “Todos respiravam felicidade. Tudo era delírio. Verdadeiramente, foi o único dia de delírio público que me lembra ter visto.”

    – (Machado de Assis – Gazeta de Notícias, 14
    de maio de 1889).

    ]]>
    https://clubefreicaneca.org/index.php/2018/06/13/13-de-maio-de-1888-por-quem-estava-la/feed/ 3
    O BRASIL NÃO TEM DEMOCRACIA https://clubefreicaneca.org/index.php/2018/06/13/aliquam-erat-volutpat-2/ https://clubefreicaneca.org/index.php/2018/06/13/aliquam-erat-volutpat-2/#comments Wed, 13 Jun 2018 12:19:27 +0000 http://sw-themes.com/porto_dummy/?p=18 Nossa insegurança jurídica e caos democrático é histórica. Em média tivemos no brasil uma nova constituição a cada 25 anos.

    Mas entre elas tivemos uma muito mais clara, simples e consequentemente eficaz: a constituição de 1824.

    Sobre a história de nossa justiça, leis e constituições haverá uma palestra imperdível pelo estudioso @rodrigosaraivamarinho entre os dias 19 a 21.05 na @libertyconbr XP aqui em nossa terra: Recife.

    Estaremos lá, com nosso stand aguardando cada um de vocês. Será um evento maravilhoso e muito importante.

    Invista na sua liberdade, assim como Joaquim Nabuco, educando-se por amor à liberdade alheia.

    Cupom de desconto: FREICANECA

    Texto inspirado por Débora Luciano @olabocos

    ]]>
    https://clubefreicaneca.org/index.php/2018/06/13/aliquam-erat-volutpat-2/feed/ 3
    CONTRA TODA TIRANIA: CONSCIÊNCIA https://clubefreicaneca.org/index.php/2018/06/12/ranking-the-greatest-players-in-basketball/ https://clubefreicaneca.org/index.php/2018/06/12/ranking-the-greatest-players-in-basketball/#respond Tue, 12 Jun 2018 13:46:04 +0000 http://sw-themes.com/porto_dummy/blog1/?p=2341 Num dia fatídico, onde o ditador brasileiro mostra a face sem nenhum tipo de pudor; uma breve mensagem de esperança.

    Contra toda tirania e subjugo que a sociedade já viveu, duas coisas jamais deixaram de existir: consciência livre e esperança.

    ]]>
    https://clubefreicaneca.org/index.php/2018/06/12/ranking-the-greatest-players-in-basketball/feed/ 0
    Quem não te conhece que te compra. https://clubefreicaneca.org/index.php/2018/06/12/top-camper-trailer-towing-tips/ https://clubefreicaneca.org/index.php/2018/06/12/top-camper-trailer-towing-tips/#respond Tue, 12 Jun 2018 13:40:17 +0000 http://sw-themes.com/porto_dummy/blog1/?p=2343 conjunto de ideias 💡 pode ser considerado para o bem ou para o mal depende de conscientização e racionalidade do indivíduo dentro do contexto social, econômico ou político! O problema não é a ideologia, ao qual temos no mundo todo, tanto em países liberais como não liberais o problema é tentar impor somente um tipo de pensamento! Precisamos sim ter consciência sobre ideologias para assim desenvolver nossas ideias de mundo!

    ]]>
    https://clubefreicaneca.org/index.php/2018/06/12/top-camper-trailer-towing-tips/feed/ 0
    FREI CANECA https://clubefreicaneca.org/index.php/2018/06/10/etiam-laoreet-sem-eget-eros-rhoncus-2/ https://clubefreicaneca.org/index.php/2018/06/10/etiam-laoreet-sem-eget-eros-rhoncus-2/#comments Sun, 10 Jun 2018 09:20:19 +0000 http://sw-themes.com/porto_dummy/?p=14 Há mais de 10 anos, nós do CLUBE FREI CANECA prezamos pela promoção do Liberalismo, em suas
    diversas formas, e a construção de uma sociedade livre politicamente, socialmente e economicamente.

    Nascido como grupo de estudo, no saudoso ano de 2013, no ano passado (2023), em gratidão aos nossos 10 anos, voltamos a atuar em escolas públicas, expandindo nossa tão desejada ação educacional e filantrópica.

    Neste ano de 2024, em comemoração aos 200 anos da Confederação do Equador, estamos nos tornando um instituto, a fim de criar um solo fértil que gere ainda mais frutos para todos os bravos guerreiros que tem sede de liberdade.

    Vem muita coisa boa por aí!

    Inscrevam-se em nosso grupo de avisos. Link na bio.

    ]]>
    https://clubefreicaneca.org/index.php/2018/06/10/etiam-laoreet-sem-eget-eros-rhoncus-2/feed/ 2